Exclusivo: advogado flagrado agredindo mulher em elevador responde processo por violência patrimonial contra a própria tia

By 5 de outubro de 2023Justiça, Machismo mata, Paraiba

O advogado José César Cavalcanti Neto, flagrado agredindo uma mulher num elevador em João Pessoa, possui uma extensa ficha criminal que inclui estelionato, ameaça, dano material, desacato, resistência à prisão, dois processos por pedido de pensão alimentícia e ao menos um caso de violência patrimonial no contexto violência doméstica e familiar contra sua própria tia, uma idosa com Alzheimer.

A redação do Paraíba Feminina teve acesso com exclusividade a um inquérito aberto em 2022 para apurar a conduta do advogado José César Cavalcanti Neto, em relação à apropriação indevida de mais de R$ 100 mil de uma tia avó, a qual o advogado era curador. Em 2019, familiares da idosa entraram com pedido de reversão da curatela, com alegação de que o advogado não cuidava da tia e nem mesmo residia na mesma cidade: enquanto a idosa morava no município de Patos, o advogado havia fixado residência em João Pessoa.

Outra questão era relativa à aposentadoria da idosa, já que José César Cavalcanti Neto se apropriava do valor e não repassava para os cuidados com a tia. Ainda durante esse processo de reversão da tutela, em 2021, José César chegou a ser internado numa clínica para dependentes químicos no município de Itamaracá, em Pernambuco. Além de não morar na mesma cidade, se apropriar dos valores da pensão e se internar para tratar da dependência química, José César não prestava qualquer tipo de assistência à tia.

No final de 2021, a Justiça concedeu a curatela da idosa para sua irmã, que passou a residir com a idosa e se responsabilizar pelos seus cuidados, inclusive os gastos com tratamento, alimentação e medicação. Extratos bancários da conta da idosa, disponibilizados pela Caixa Econômica Federal no processo, indicam que o valor da aposentadoria não foi sacado no período em que idosa ficou sob os cuidados da irmã.

Em março de 2022, no entanto, José César Cavalcanti Neto, através de uma liminar concedida pela Justiça, conseguiu reaver a curatela da tia avó, alegando maus tratos, que jamais foram comprovados. Aproveitando do poder concedido pela liminar, sacou pouco mais de R$ 100 mil reais da conta da idosa. O processo segue em andamento e o valor foi bloqueado a pedido da Justiça.

Registro de violência no elevador

 

No final da tarde desta quarta-feira (4), mais um caso de violência doméstica flagrada pelas câmeras de segurança num elevador, tomou conta das redes sociais. O homem que aparece nas imagens é o advogado patoense José César Cavalcanti Neto, e as agressões ocorreram num condomínio no bairro Bessa, em João Pessoa, no dia 28 de setembro.

As imagens foram encaminhadas às autoridades pela administração do condomínio e a Polícia Civil abriu investigação sobre o caso.

O mesmo advogado também aparece num caso de 2019, quando a empresária Adriana Machado Bezerra, 43 anos, caiu do 9º andar de um edifício em João Pessoa. O corpo da empresária foi encontrado na parte da frente do prédio.

Adriana era bastante conhecida em Patos onde sempre morou, mas estava residindo em João Pessoa onde vivia com advogado José César Cavalcanti Neto, conhecido por “Zé Doido” na cidade.

 

Leia mais:

OAB/PB abre procedimento no Tribunal de Ética e Disciplina contra advogado flagrado agredindo mulher em elevador

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: