UNICEF discute crise climática com adolescentes e jovens em João Pessoa

By 24 de outubro de 2023Brasil, Especiais, Paraiba

Encontro com os NUCAs será realizado na próxima quarta (25) e quinta-feira (26) no Parque Bosque dos Sonhos, em João Pessoa

Cerca de 130 meninos e meninas dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) de 63 municípios da Paraíba, Alagoas e Pernambuco participam, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), do “Encontro com os NUCAs – #EntreNoClimaUNICEF”, no Parque Bosque dos Sonhos, em João Pessoa, das 8h às 16h. Durante os dois dias, os participantes, com idades entre 12 e 18 anos, irão discutir e buscar soluções para o enfretamento à crise climática, às arboviroses e para o estímulo à alimentação saudável em seus municípios.

“A participação cidadã de adolescentes é um dos grandes pilares do Selo UNICEF. Eles devem ser vozes ativas nos municípios na busca por uma sociedade menos desigual e com muito mais garantia de direitos para crianças e adolescentes. No encontro, o propósito é que eles reflitam, de forma conjunta, busquem soluções, troquem experiências e retornem a suas cidades com ideias para engajar a comunidade e a gestão municipal na transformação social na temática de mudanças climáticas”, disse a oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, Luiza de Sá Leitão.

Ao longo dos últimos meses, os adolescentes dos NUCAs participaram dos Dias de Ação do #EntreNoClimaUNICEF, exerceram cidadania e ativismo climático em seus territórios promovendo ações coletivas de mudança comportamental para mitigar os riscos e impactos das mudanças climáticas em seus territórios, a partir dos temas propostos pela campanha.

“Estas atividades contribuem para o desenvolvimento de uma postura crítica e despertam a participação ativa e engajadora em defesa do meio ambiente no lugar em que eles vivem. As ações realizadas mostram o quanto eles estão envolvidos com a temática e a importância da participação cidadã de adolescentes nas escolas, espaços públicos, organizações, redes e coletivos”, disse Luiza Leitão.

Programação do Encontro – Os temas escolhidos para serem aprofundados no encontro são a Alimentação Saudável e a Prevenção às Arboviroses. Para atender ao primeiro tema, os adolescentes terão a oportunidade de participar de grupos focais, a partir de roteiro formulado pelo UNICEF e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para que essa escuta se transforme em contribuição participativa na construção de políticas de promoção e garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da juventude brasileira. Já a consultora do UNICEF para Mudanças Climáticas e Emergência, Naiara Nunes, conduzirá uma roda de conversa e aprofundamento sobre as Mudanças Climáticas e sua relação intrínseca com o aumento da incidência de arboviroses.

O Encontro com os NUCAs é uma realização do UNICEF, em parceria com a Asserte, organização implementadora do Selo UNICF na Paraíba, Alagoas e Pernambuco e faz parte das atividades da agenda do Selo UNICEF 2021-2024, iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

Sobre os NUCAs – Os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) são espaços de participação de adolescentes nos municípios integram o Selo UNICEF. Atualmente, essa importante rede brasileira é formada por mais de 51 mil adolescentes distribuídos em 1582 NUCAs nas regiões brasileiras do Semiárido e da Amazônia Legal.

A Paraíba tem 138 Nucas formados, cada um deles com pelo menos 16 integrantes, sob a coordenação de um mobilizador de adolescente, indicado pela gestão municipal. Nestes espaços, eles têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação, liderança e planejamento. Na atual edição do Selo UNICEF, eles são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.

Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.

 

Com informações da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: