Carnaval 2024: ‘Bloca Arretadas’ retorna às ruas para a folia pessoense

By 24 de janeiro de 2024Sem categoria

O carnaval já está às portas e, ao seu lado, a Bloca Arretadas (@bloca_arretadas) retorna às ruas pessoenses no dia 02 de Fevereiro, na Praça da Paz. Em sua 4ª edição, a Bloca garante não só a folia do feriadão, mas também a um espaço livre de preconceitos que luta contra o racismo, a LGBTfobia, o fascismo, a intolerância e o machismo. Com o lema “Não é Não”, a Bloca repudia e denuncia o assédio e outras violências sofridas pelas mulheres e a comunidade LGBT. Para fortalecer ainda mais as suas causas, aumentar a folia e colocar o bloco na rua, elas contam ainda com a venda de rifas com os mais variados prêmios para aproveitar o Carnaval, um meio que encontraram para erguer essa bandeira e funcionar normalmente.

“A rifa sempre foi nosso maior aporte financeiro para angariar alguma verba e suprir ajuda de custos para atrações. Esse ano fomos atrás dos estabelecimentos comerciais da praça da paz solicitar contribuição para a rifa, dentre os quais 4 estabelecimentos colaboraram (Batikanos, Pimientas Bar, Bar Zangâo e a loja Luz e Cores). Os prêmios são de cervejas, lanches e incensos, canga e incensário. Além disso, recorremos também a alguns sindicatos, através de ofícios solicitando ajuda de custo”, comenta Emanuelle Costa, uma das organizadoras da Bloca.

A Bloca: uma história de luta e revolução

Criado em 2020, o Bloca Arretadas surgiu de um bloco de carnaval que se concentrou no antigo Bar Saturnas, um empreendimento de mulheres lésbicas, situado à rua José Serrano Navarro, 354, Conj. Pres. Castelo Branco III. Com o objetivo de ser tanto um espaço de folia quanto uma ferramenta de luta e denúncia para as mulheres em João Pessoa, a Bloca satiriza o sistema de opressões machistas contra as mulheres, defendendo a livre expressão dos corpos e seres. Entre os temas já trabalhados está “Mulheres: vivas e livres nos queremos” uma ação prévia à agenda 8M convidando a sociedade, em especial as mulheres para o fortalecimento do feminismo por meio do artivismo com ainda reverência a memória de Marielle Franco, vereadora feminista carioca brutalmente assassinada em 2018.

Com a estética feminista, suas lutas são provocam reflexões, compartilhando conhecimentos e ainda despertando mudanças na sociedade pessoense. Diversas organizações que constroem o movimento de mulheres na cidade de João Pessoa fazem parte da construção dessa proposta, como a Articulação de Mulheres Brasileiras – PB, Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, Marcha da Negritude Unificada, Movimento de Mulheres Negras da PB, Projeto LIS, Coletivo de Mães Patchamamá, União Brasileira de Mulheres, a vereadora Sandra Marrocos e mulheres independentes.

Integrantes da Bloca em seu 3º ano de realização. Foto: Reprodução/Bloca Arretadas

Apesar da sua relevância e concretização no cenário cultural da capital, a Bloca explica que ainda sofrem com dificuldades financeiras. Devido a burocracia e complicações para conseguir toda a documentação exigida, elas se veem impossibilitadas de participarem de editais da Funjope. Para permanecer com o funcionamento normal, elas lançam mão de rifas e vendas de camisas da bloca com o intuito de angariar alguma verba e apoiar financeiramente às atrações que convidam para participar do evento. Este ano, a rifa custa R$10,00 e você pode garantir a sua em Arretadas na Rua IV.

O carnaval vai além da folia, se trata também sobre liberdade e direito de ser e existir da maneira que lhe convém. Além das atrações, o evento ainda contará com rodas de conversas e muito mais. Aproveite o feriadão da melhor forma possível: com muita diversão e, claro, respeito, lado a lado da Bloca Arretadas.

“A expectativa é a melhor possível, onde queremos ‘botar nosso bloco na rua’, tendo em vista que é uma bloca feminista, antirracista, antilgbtfobia. Esse ano vamos, inclusive, trazer uma roda de diálogo sobre transfobia e corpas trans”, conclui Emanuelle.

 

com informações do portal Paraíba Criativa

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: