No 8 de março, governo do estado anuncia novas delegacias da Mulher, ampliação do Programa Patrulha Maria da Penha e linhas de crédito

Em alusão ao 8 de março, e em comemoração ao Mês da Mulher, o governador da Paraíba, João Azevedo, realizou na manhã desta sexta-feira, o lançamento de ações e programas para as mulheres paraibanas, que aconteceu no Espaço Cultural. Ao lado da secretária da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, o governador anunciou o funcionamento de mais três Delegacias Especializadas da Mulher; a ampliação da Patrulha Maria da Penha; o lançamento de um novo dispositivo para mulheres que integram a Rede de Proteção; crédito para micro empresárias através do Empreender Mulher; e a assinatura de Leis e Decretos que beneficiam diretamente as mulheres paraibanas.

As novas Delegacias da Mulher foram instaladas nas cidades de Alhandra, Esperança e Itaporanga, atendendo cidades do litoral sul, região do brejo, e sertão.  O Programa Integrado Patrulha Maria da Penha ganhou uma nova unidade na cidade de Cajazeiras, que irá atender mais 28 municípios da região, totalizando 128 cidades que fazem parte do programa. Já o Empreender, representado pelo secretário Fabrício Feitosa, assinou o termo de destinação de crédito e realizou a entrega simbólica dos cheques para empreendedoras das cidades de Alhandra e Mataraca. O público-alvo do programa são mulheres em situação de violência atendidas pela Rede de Atenção e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, apresentou um novo dispositivo que será utilizado para garantir a segurança de mulheres que estão Rede de Atenção e que receberam medidas protetivas. O dispositivo instalado nos aparelhos celulares, irá transmitir, em tempo real, imagens e áudios das mulheres que estiverem em risco. “O alerta é dado dentro do nosso Sistema, e quando é acionado,  o interlocutor no Centro Integrado terá controle sobre a situação e irá acionar a viatura mais próxima”, afirmou o secretário, enfatizando que o dispositivo é pioneiro.

Para a secretária Lídia Moura, esse deveria ser um momento de atuar pela empregabilidade, pelo acesso à riqueza e renda. “Essa ordem teria de estar invertida. Mas como a violência está batendo a nossa porta, nós precisamos dar uma resposta nesse sentido. São várias medidas em vários setores para que tenhamos uma sociedade livre da violência. Precisamos garantir a educação, acesso à riqueza e renda, garantir outros pilares que vão criar uma ambiência para que a mulher saia do ciclo da violência”, afirmou a secretária, lembrando que o governo tem conseguido dialogar com os organismos e os movimentos que tratam da questão da violência da mulher.

“Esse diálogo é permanente, inclusive nós temos a REAMCAV, que é a rede de atenção às mulheres vítimas da violência, integrada tanto por órgãos governamentais, pelo sistema de justiça, e com representação da sociedade civil. Esse trabalho não é só para o março, ele é permanente.”, disse a secretária, que trouxe mais uma novidade. “”A Paraíba foi incluída na delegação brasileira que está indo para a 68ª edição CSW, o Comitê para a Situação da Mulher das Nações Unidas. Estarei integrando oficialmente a delegação brasileira, a convite da ministra da Mulher, Cida Gonçalves”.

Já o governador João Azevedo, reafirmou que a questão da violência contra a mulher precisa ser discutida todos os dias. “É preciso uma mudança de consciência. Isso é educação, isso é formação, para que a gente, ao longo do tempo, consiga diminuir esses números da violência contra a mulher”. O governador salientou o trabalho que vem sendo feito no sentido de implantar políticas públicas, a rede de assistência, e ampliar os serviços que já existem, mas reforça que “é importante entender que a sociedade, como um todo, precisa rever conceitos, porque essa violência, na grande parte dela, acontece dentro de casa. Respeito é a palavra. É fundamental que todos nós estejamos engajados nessa luta, a sociedade como todo”, concluiu.

 

Taty Valéria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: