Acorda mulher: Sebrae incentiva educação empreendedora em projeto de ressocialização feminina no sertão

Iniciativa vai contemplar detentas que cumprem pena na Penitenciária Feminina de Patos

Com o propósito de incentivar o processo de ensino e aprendizagem através da educação empreendedora, o Sebrae/PB lançou nesta quarta-feira (3), no município de Patos, no sertão do estado, o projeto “Acorda Mulher”. A iniciativa, que tem o apoio também de outras instituições parceiras como Prefeitura e Duo Produções, visa contribuir com o processo de ressocialização de mulheres que estão cumprindo pena na Penitenciária Feminina da cidade.

De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania Rodrigues, o intuito é contribuir com a ressocialização e mostrar o empreendedorismo como uma alternativa para quem busca independência financeira. “Essa ação visa motivar essas mulheres para que elas possam ter oportunidades e tenham em mente que existe uma expectativa de vida além desse momento, que elas podem, através do empreendedorismo, buscar sua independência”, comentou.

O projeto inclui o desenvolvimento de cinco módulos com atividades como palestras, momentos de diálogo e oficinas temáticas. Todas as ações são planejadas previamente e realizadas em uma área reservada da penitenciária com o acompanhamento de agentes da segurança.

Conforme a diretora da Penitenciária Feminina de Patos, Alessandra Malaquias, neste momento o projeto contempla uma turma formada por 15 detentas. “Todas essas ações que visam a reintegração social são importantes, porque mostram um novo olhar para que essas mulheres entendam como elas podem recomeçar após o término da pena no cárcere”, disse.

Por sua vez, a assessora técnica da Prefeitura de Patos, Brígida Emmanuelli, destacou a união de forças envolvendo diferentes instituições do município. “O empreendedorismo gera oportunidades e esse projeto tem uma função estratégica de mostrar para essas mulheres a possibilidade de um novo caminho. A contribuição prestada pela prefeitura e outros parceiros é fundamental também nesse processo de ressocialização”, comentou.

 

com informações da ascom do Sebrae/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: