A campanha nacional ‘Brasil sem Misoginia”, promovida pelo Ministério das Mulheres, foi lançada na Paraíba na tarde da quinta-feira (25), durante uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba. De propositura da deputada estadual Dra. Paula, o encontro contou com a presença da ministra Cida Gonçalves, da bancada feminina da ALPB, da secretária estadual da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, e movimentos organizados de mulheres do estado.
Em entrevista coletiva, a ministra Cida Gonçalves destacou, de início, que o Ministério das Mulheres estabeleceu eixos de atuação, baseados especialmente na igualdade salarial, cidadania e inclusão das mulheres em situação de vulnerabilidade, e combate à violência. “Retomamos o programa ‘Mulher Viver sem Violência’ junto com o programa da Casa da Mulher Brasileira, e a reestruturação de 180; e junto ao Ministério da Justiça, as Patrulhas da Lei Maria da Penha”, disse a ministra.
Em relação à autonomia econômica, Cida Gonçalves destacou que a pasta vem trabalhando no país inteiro dentro dessa perspectiva. “Estamos trabalhando além da lei da Igualdade Salarial. Vamos fechar a questão da inclusão das mulheres artesãs nas feiras internacionais, para colocá-las no mercado. As mulheres têm que estar dentro do desenvolvimento da economia, e portanto, a estratégia de qualificação de formação.
Lançado em outubro de 2023, o projeto ‘Brasil Sem Misoginia’ é uma proposta de mobilização nacional de todos os setores brasileiros — governos, empresas, sociedade civil, ONGs, movimentos sociais, entidades, instituições de ensino, torcidas organizadas, times de futebol, grupos religiosos, artistas, entre outros — com o objetivo de enfrentar a misoginia – o ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.
Fórum de Gestoras Públicas para Mulheres da PB
Na manhã da quinta-feira, a ministra participou do Fórum de Gestoras Públicas para Mulheres da Paraíba com participação de 165 mulheres, de 101 municípios, no auditório do Sebrae, em João Pessoa. Promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, afirmou que o Fórum tem o intuito de fortalecer e promover políticas públicas voltadas para as mulheres em todo o Estado. “É importante salientar que contamos hoje com 89 organismos de políticas públicas, o que significa que estamos avançando para que as políticas públicas cheguem em todas as cidades. Estamos promovendo capacitações e uma assessoria direta para as cidades para que possamos apoiar as gestões municipais na criação de organismos de políticas para mulheres”, disse Lídia Moura.
A presença da Ministra Cida Gonçalves na reunião do Fórum de Gestoras integra sua agenda oficial, que incluiu uma reunião com o governador do Estado, João Azevêdo e a audiência pública sobre “Brasil sem Misoginia”.
Nesta sexta-feira (26), a ministra participa de um encontro com pescadoras e marisqueiras dos municípios de Cabedelo, Pitimbu, Bayeux e Santa Rita, juntamente com a secretária Lídia Moura e representantes dos governos municipais. O objetivo desse encontro é discutir a viabilidade de projetos de trabalho com recursos do governo federal para esse segmento tão importante da sociedade.
da redação, com informações da Secom/PB e da ascom ALPB