Um homem de 39 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de uma idosa de 75 anos com Alzheimer na cidade de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi preso no domingo (9).
Segundo as investigações, o homem foi flagrado por câmeras de segurança no quarto da idosa cometendo o crime. O filho da vítima foi responsável pela denúncia e o delegado que investiga o caso, Gutemberg Cabral, explicou que a partir das imagens de segurança foi possível identificá-lo e prendê-lo em flagrante.
Após a prisão, a polícia entrou com um pedido na Justiça para que a prisão fosse convertida para preventiva, pedido este que foi acatado pelas autoridades nesta segunda-feira (10). O acusado segue preso na Cadeia Pública da Polícia Civil em Princesa Isabel.
O que ela estava vestindo?
A pergunta pode parecer ridícula, e de fato é, tendo em vista que se trata de uma mulher idosa, com sua saúde física e mental debilitadas. Também é uma pergunta ridícula quando sabemos que *10% das vítimas de estupro em 2022 tinham menos de 4 anos. O que será que elas estavam vestindo?
O questionamento, caso não tenha ficado claro, é uma ironia. É esse tipo de pergunta que se faz às mulheres vítimas de estupro, junto com “por que você estava na rua à essa hora?”, “por que você aceitou a carona?”, “quantos parceiros sexuais você já teve?”. Isso quando não devassam sua vida pessoal e íntima em busca de qualquer elemento que possa culpabilizar as vítimas pelas violências que sofreram.
Estupro não tem a ver com sexo, tem a ver com poder. Todo homem é um estuprador em potencial, ninguém está preparado para falar sobre isso, e vamos continuar fazendo de conta que os os estupradores são monstros malignos escondidos à espreita de um beco numa rua deserta.
*Dados do Anuário de Segurança Pública de 2023: das 74.930 vítimas de estupro, 61,4% tinham entre 0 e 13 anos de idade. Cerca de 10%, tinham menos de 4 anos.
da redação, com informações do g1/PB