O volume de serviços na Paraíba cresceu 2,4% em abril em relação ao mês de março, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, nesta quarta-feira (12). A alta foi a 10ª maior do país e ficou acima da média brasileira (0,5%). A receita nominal do setor, por sua vez, apresentou variação positiva, de 3,1%, que ficou acima da média nacional (1,1%) e foi a 11º mais elevada entre todas as unidades da federação.
No acumulado de 12 meses, a Paraíba também apresentou alta no volume de serviços, de 6,5%. Além de ter ficado acima da média do Brasil (1,6%), o crescimento do indicador estadual foi o maior do Nordeste e o 7º mais acentuado do Brasil. Já a receita do setor estadual cresceu 9,6%, acima do indicador nacional (5,2%), registrando o 2º maior avanço da região, menor apenas que o do Piauí (10,3%), e o 8º maior do país.
No ano, até o mês de abril, no comparativo com o mesmo período de 2023, foram verificadas variações positivas de 4,7%, no volume, e de 9%, na receita nominal do setor de serviços paraibano. Os dois indicadores estaduais ficaram acima dos nacionais, que foram de 2,3% e 6,3%, respectivamente, registrando as maiores altas do Nordeste e ocupando, no ranking brasileiro, a 7ª e a 9ª posições, também respectivamente.
Em relação a abril de 2023, foram igualmente observados avanços na Paraíba, tanto no volume de serviços (2,8%), como na receita nominal do setor (6,5%). Ambos os indicadores ficaram, porém, abaixo dos verificados na média brasileira, de 5,6% e 8,9%, respectivamente.
Mais sobre a pesquisa
A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.
Esta é a décima sexta divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, além de alterações metodológicas, com o objetivo de retratar mudanças econômicas na sociedade. São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE. A próxima divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços, relativa ao mês de maio, será em 12 de julho.
com informações do IBGE