Tolerar a cultura do estupro já custou aos paraibanos 122 crianças vítimas de abuso sexual em cinco meses

By 31 de maio de 2019Justiça, Paraiba
Denuncie!

“O que ela estava vestindo?”
“Por que estava na rua àquela hora?”
“Ela estava bêbada numa festa, esperava o quê?”
Essas perguntas fazem parte do roteiro que é usado para “justificar” os casos de estupro. Tentar responsabilizar a vítima de violência sexual é um expediente recorrente. Isso é fato. Mas é fato também que esse tipo de pergunta abre o espaço para o debate para diversos níveis: cultura do estupro, liberdade feminina, empoderamento, cultura machista…
E quando as vítimas são crianças? Bebês?
Na última quarta-feira (29), a Paraíba tomou conhecimento do caso de um bebê de 9 meses internado em estado grave, apresentando febre e convulsões. A criança morreu logo depois. A menina, que nasceu com paralisia cerebral e morava em São José de Sabugi, havia sido levada pela mãe para fazer exames em Campina Grande.
Depois da morte, o médico que a atendeu observou que ela apresentava lesões compatíveis com violência sexual e fez uma denúncia. E finalmente na quinta-feira (30), o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande, após exame de corpo de delito confirmou que a criança havia sofrido sido vítima de um estupro. O material coletado vai ser analisado na tentativa de identificar um suspeito.
Ainda na noite da quinta-feira, um ex-policial militar foi preso acusado de estuprar duas crianças, de 9 e 10 anos de idade. O caso aconteceu em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, e o padrasto das crianças, também acusado de abuso, está sendo procurado pela polícia.
Nesses casos, qual seria a justificativa, já que a roupa, o comportamento, e as companhias não podem ser usadas?
Doença? Maldade?
De 2018 até o final do mês de abril, houve 122 registros de abuso sexual infantil na Paraíba, sendo 54 em João Pessoa. Casos que ainda são considerados subnotificados, ou seja, o número tende a ser maior.
Entre 2011 e 2017, o Brasil teve um aumento de 83% nas notificações gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. No período foram notificados 184.524 casos de violência sexual, sendo 58.037 (31,5%) contra crianças e 83.068 (45,0%) contra adolescentes.
Em 69% dos casos de abusos contra crianças, a violência aconteceu dentro de casa, sob os cuidados de quem deveria protege-las.
Não é racional imaginar que existam quase 60 mil homens doentes o suficientes para estuprar os próprios filhos, sobrinhos, enteados…
A cultura machista é sim a grande culpada. Esses homens não são doentes, mas foram educados numa sociedade que ensina que qualquer indivíduo mais vulnerável é uma presa.
No último dia 24, a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma audiência pública para debater o enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil na Paraíba, e no mês de fevereiro, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedca/PB também discutiu o tema numa audiência.
O fato é que o poder público tem obrigação de debater, pautar e agir. Mas essa é uma questão que vai além das instituições. O mais grave e urgente é tentar uma mudança de comportamento e cultura, o que é infinitamente mais difícil. O Estado pode e deve oferecer mecanismo de apoio: viabilizar canais de denúncias, dar assistência adequada às vítimas, punir culpados.
Garantir que o crime não aconteça vai além, e isso depende única e exclusivamente da forma como a sociedade pode, e deve, cuidar das suas crianças, e quando falamos de crianças, restringimos o problema ao núcleo familiar e ao modo como ensinamos nossos filhos e filhas a enxergar os outros, e a si mesmo.

Da redação, com informações do G1 PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: