Hoje é o Dia do Homem! Que tal começar a se comportar como um?

O 15 de julho é a data alusiva ao Dia do Homem, e antes de qualquer comentário ou piadinha (os memes já começaram a circular desde cedo), é importante saber o significado desse dia. Ao contrário do 8 de Março, dia Internacional da Mulher, e que possui em sua essência a luta por equidade, direitos e pelo fim da violência, o Dia do Homem foi criado com o intuito de conscientizar os homens sobre os cuidados com sua própria saúde. Sim, foi preciso criar uma data para que os homens entendessem que eles precisam cuidar de si (e nem tem funcionado tanto assim).

Já falamos sobre a importância desse cuidado com a saúde, e você pode (e deve) reler ao final dessa matéria. Mas nesse texto, vamos abordar o Dia do Homem sob a perspectiva de uma mulher-hétero-cis que tem lugar de fala para sugerir mudanças de atitude que podem melhorar a vida de todo mundo.

Em relação à violência doméstica (todas elas), estupro, assédio e seus crimes correlatos, não há o que discutir. Iremos além. (se você ainda acha que alguém precisa mostrar o quanto tudo isso é muito errado e criminoso, volte 10 casas).

  1. Você também mora nessa casa

Se você também come, toma banho, suja roupa, e desarruma a cama, tenho a obrigação de te dizer que a responsabilidade de cuidar disso tudo é tão sua quanto da sua companheira. Parece óbvio, mas alguns homens ainda não sabem disso. Não seja um deles.

 

  1. Paternidade responsável

Gestar, parir e amamentar são as únicas funções exclusivas da mãe, todo o resto do cuidado com uma criança pode e deve ser dividido. Aquela desculpinha de que “não sei fazer isso” não cola mais.

 

  1. Aprenda a pedir ajuda

Ninguém é obrigado a saber de tudo, dar conta de tudo e conhecer todos os caminhos. Não consegue trocar o encanamento ou a fiação? Existem profissionais pra isso. Se perdeu na estrada? Peça informação ao moço do posto de gasolina. De acordo com pesquisas realizadas sem nenhuma metodologia científica, mas totalmente embasadas pela observação diária, quando você tenta resolver uma situação para qual não tem habilidade, as coisas costumam ficar piores.

 

  1. Cuide da sua saúde

Não faça igual ao (des)presidente. Não espere a dor ficar insuportável pra procurar um médico.

 

  1. Tenha responsabilidade afetiva

Sabemos que você se acha o alecrim dourado, o homem mais sensacional do planeta e que tem uma fila de mulheres implorando por uma oportunidade única de estar ao seu lado. Porém, além dessa ilusão ser uma coisa da sua cabeça, ter essa auto estima toda não te dá o direito de ser canalha. Ninguém está dizendo que você deve se casar e apresentar pra sua família aquela moça do Tinder (entenda, nós mulheres também temos nossos contatinhos e não queremos compromisso sério com nenhum deles); mas custa exatamente ZERO reais deixar as coisas claras e custa menos ainda não prometer algo que não vai ser cumprido.

 

  1. Não tente substituir sua mãe

As mães são seres que estão além de qualquer tipo de autoridade, e por isso mesmo, não devem ser substituídas jamais. Sua companheira não é sua mãe, e eu duvido muito que ela queira esse papel. Coloque cada mulher em seu devido lugar e lide com isso.

 

  1. Ter uma arma não vai aumentar sua virilidade

As armas de fogo, assim como as espadas e os punhais, são símbolos fálicos, que representam o órgão sexual masculino na forma ereta. No campo da simbologia, que perpassa conceitos de masculinidade tóxica, eles transmitem a ideia de virilidade, agressividade e poder.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Columbine, nos Estados Unidos, identificou uma correlação entre o tamanho do pênis e a posse de armas. O resultado, apesar de óbvio, foi interessante: homens com pênis pequeno (ou que se julgam com pênis pequeno) têm mais armas.

E vale salientar que o tamanho do pênis só tem importância quando você se resume nele.

 

  1. Chore quando sentir vontade

Sim, todo mundo sente vontade de chorar, você também. Prender o choro para não “parecer fraco” só vai te deixar doente. Seja homem e chore quando quiser!

 

  1. Você não é um pênis

Volte para o item 7. Releu? Agora vamos lá: O próprio Freud já dizia, no início do século passado, que o corpo todo tem potencial erótico, apesar de algumas áreas serem predestinadas ao paraíso, como os genitais, os mamilos e os lábios. Mais do que a parte, o que vale é a qualidade do estímulo, e isso serve para homens e mulheres, cis ou trans.

 

  1. Você é privilegiado SIM. Aceite e use isso para melhorar o mundo

Se ninguém nunca te falou isso, nós vamos falar. Sim moço, você nasceu privilegiado.

Quando você anda sozinho na rua à noite, o pior que pode acontecer é roubarem sua carteira e seu celular. Você não tem medo de entrar num elevador com outras 3 mulheres desconhecidas. Você não tem medo de parir e morrer. Você não precisa pensar em alternativas de fuga quando pega um Uber. Você jamais será questionado numa entrevista de emprego sobre quem vai cuidar dos filhos pequenos quando ficarem doentes, nem vai precisar faltar ao trabalho porque a babá não chegou. Quando você fala alto no trabalho, ninguém te chama de autoritário. Se você for pai solteiro, ninguém vai questionar ou te julgar quando você for pra balada. Você tem medo da “ex-louca” porque ela te persegue no instagram e fala mal de você? Adivinha? Nós temos medo que nosso ex nos mate.

Aceite o fato que de você tem infinitas vantagens sociais e que se fazer de vítima só te torna ridículo. Se você é do time que se sente desconfortável com isso, tome uma atitude e mude o mundo, começando pelo seu entorno.

 

 

Leia mais:

 

Dez motivos para entender que o Dia do Homem só serve pra combater o próprio machismo

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: