Estudo revela que o calor nos torna pessoas ainda mais antissociais

By 12 de setembro de 2019Sem categoria


Duas salas. Dois grupos de pessoas escolhidas aleatoriamente. Mesmos jogos e problemas para resolver. Regras iguais para todos. Única diferença: a temperatura. Uma sala é mantida a 22ºC, na outra o termômetro marca 30ºC. Os resultados são os mesmos? Não.

“A atitude destrutiva com o próximo é notavelmente mais elevada na sala quente. Esse efeito é particularmente relevante no país mais pobre da experiência (Quênia). Além disso, pessoas com inteligência abaixo da média tiveram uma resposta agressiva maior ao calor (12% a mais). Embora não haja efeito do estresse térmico em nossa capacidade cognitiva, este pode ser relevante na resposta antissocial ao calor”, afirma uma pesquisa recente.

É o primeiro estudo que analisa de maneira experimental como o calor afeta nosso comportamento. “Estamos muito interessados em saber como a mudança climática pode afetar o risco de conflitos e guerras civis”, explica Eduard Miguel, um dos autores, juntamente com Almas, Auffhammer, Bold, Bolliger, Dembo, Hsiang, Pikamura e Pickmans de Comportamento Destrutivo, Juízo e Tomada de Decisões Econômicas sob Estresse Térmico.

“Para cada aumento de um grau da temperatura do planeta, a frequência da violência entre indivíduos aumentará 4% e a das disputas entre grupos 14%.”

Para os pesquisadores é importante reiterar que nossa capacidade de resolver problemas ou tomar decisões fundamentadas não se altera com a temperatura. Não é verdade isso de não consigo pensar por causa do calor que está fazendo. “Isso sugere que, pelo menos na nossa amostra, uma temperatura elevada pode desencadear uma agressão por meio do seu impacto na afetividade e na excitação, e não em nossa capacidade cognitiva”, concluem os autores.

A experiência foi realizada nos Estados Unidos e no Quênia com grupos de seis pessoas em cada sala durante seis meses. No total, cerca de 2.000 participantes. Por meio de jogos, analisaram a qualidade de suas decisões, seu nível de concentração, comportamento social, nível de cooperação… Também foram questionados sobre seu nível de felicidade e atenção. O calor, claramente, afetou de maneira negativa.

Esses resultados estão alinhados com estudos anteriores que apontaram que altas temperaturas afetavam as emoções negativas e desencadeavam um efeito fisiológico que gerava agressividade. Também foi sugerido que os crimes violentos e os conflitos em grupos são mais prováveis quando o termômetro sobe.

Do El País

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: