Alunos da rede pública desenvolvem projeto sobre o enfrentamento à violência contra a mulher

By 10 de outubro de 2019Paraiba

O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) reuniu, nesta quarta-feira (9), na sua sede, em João Pessoa, os líderes das Comissões de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que integram o projeto “Ampliando o diálogo sobre violência de gênero nas escolas através de novos olhares na Educação”.

O objetivo, de acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Fátima Carneiro, foi repassar informações sobre a II Mostra Mulheres Inspiradoras e auxiliá-los na realização da apresentação de cada comissão nesta próxima etapa. “Cada comissão escolheu uma a três mulheres inspiradoras e nesta exposição eles vão apresentar a história de cada uma delas, e devem também contar quem é a mulher que serve de referência na vida de cada um deles, como a mãe, a professora, uma tia, uma avó”, explica Fátima.

O artista visual Victor Pilato e a advogada Joyce Borges também participaram do encontro e fizeram dinâmicas de integração com as comissões. “É um momento em que os alunos e alunas podem trocar experiências com os estudantes de outras escolas e podem conhecer mais o que cada comissão está fazendo na sua escola e de que maneira está sendo feita a pesquisa sobre a história dessas mulheres para a mostra”, afirmou Joyce.

A equipe pedagógica do Cendac conversou também com os estudantes sobre as principais problemáticas que afetam o bairro onde moram. O projeto também vai realizar atividades com os moradores destas localidades, e a partir das discussões das comissões acerca destes problemas, o Cendac deve, junto com elas, buscar soluções junto aos órgãos governamentais. “Dentre as propostas que surgiram está a criação da Rede de Jovens pelo Fim da Violência, uma iniciativa que deve atuar na conscientização e encaminhamento de soluções para as dificuldades que eles enfrentam”, informou Fátima Carneiro.

Participaram do evento as escolas Manoel Lisboa, do Costa e Silva; Daura Santiago Rangel, do José Américo; João José da Costa, Antônia Rangel, Raul Córdula e Padre Hildon Bandeira, da Torre; Tarcísio Burity, do Centro; João Roberto e Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira; OIívio Pinto, no Valentina; Severina Ramos, de Sobrado; Compositor Luís Ramalho, em Mangabeira;  José do Patrocínio, do Funcionários II; Enéas de Carvalho, de Santa Rita e Francisca Ascensão Cunha, dos Bancários.

SECOM/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: