Forças de Paz da ONU: A luta pela igualdade de gênero tem uma mulher brasileira como destaque mundial

By 26 de maio de 2020Lute como uma garota
Carla Araújo, capitão de fragata da Marinha do Brasil

Uma brasileira servindo nas Forças de Paz da República Centro-Africana foi anunciada como vencedora do Prêmio de Defensoras Militares da Igualdade de Gênero da ONU 2019.

A capitão de fragata Carla Monteiro de Castro Araújo, oficial da Marinha brasileira que atua na Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (Minusca, na sigla em inglês) irá dividir a honraria com a indiana Suman Gawani, major  do exército indiano, uma observadora militar que serviu na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (Unmiss). Elas receberão o prêmio durante cerimônia online presidida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, na sexta-feira (29).

Este é o segundo ano consecutivo em que uma brasileira ganha a premiação. No ano passado, Marcia Andrade Braga foi premiada por seu trabalho em 2018, também na República Centro-Africana. A data da entrega do prêmio marca o Dia Internacional das Forças de Paz da ONU.

“Este prêmio é um reconhecimento pelo trabalho de equipe envolvendo a força da Minusca e o componente civil. É muito gratificante para mim e para a Missão ver nossas iniciativas dando frutos”, afirmou a brasileira após receber a notícia da premiação.

A capitão de fragata Carla tem servido como conselheira de proteção e gênero na sede da missão na República Centro-Africana desde abril de 2019. Segundo a ONU, ela estabeleceu e conduziu um amplo treinamento em aspectos relacionados a gênero e proteção.

“Graças aos seus esforços, a Missão aumentou significativamente o número de pontos focais de proteção de gênero e de crianças em suas respectivas localidades. Ela foi fundamental para aumentar o envolvimento das patrulhas de resposta de gênero com as comunidades locais de 574 para aproximadamente 3 mil por mês”, informa a entidade no anúncio da premiação.

O secretário-geral da ONU cumprimentou as militares pelo prêmio. “Estas integrantes das Forças de Paz são poderosos modelos. Através do seu trabalho, elas trouxeram novas perspectivas e têm ajudado a construir confiança e segurança entre as comunidades onde elas servem”, afirmou António Guterres. “Através do seu comprometimento e métodos inovadores, elas alcançaram um nível de excelência que é uma inspiração para todos os capacetes azuis em todo o mundo. Ao confrontarmos os desafios atuais, o trabalho delas nunca foi tão importante e relevante”, completou.

do portal das Nações Unidas

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: