Na semana em que o país ficou chocado com o caso de uma menina de apenas 10 anos de idade que engravidou após ser seguidamente estuprada pelo tio, a jornalista Ana Paula Araújo anuncia o lançamento de seu primeiro livro, Abuso – A cultura do estupro no Brasil. “A intenção do livro é exatamente alertar e fazer refletir sobre os casos de abuso sexual”, comenta a apresentadora do Bom Dia Brasil.
“A maioria dos casos acontece dentro de casa, contra crianças, e os criminosos são pessoas próximas e que tem uma relação de superioridade, podem ser parentes mais velhos, vizinhos, amigos da família”, diz ela. A obra trata do medo e da vergonha das vítimas, que muitas vezes são julgadas e culpabilizadas pela sociedade e pelo poder público, o que costuma dificultar as denúncias.
Foram quatro anos de pesquisas para escrever Abuso – A cultura do estupro no Brasil, que chega às livrarias em outubro, pela Globo Livros. Ana Paula realizou mais de cem entrevistas com vítimas, familiares, criminosos, psiquiatras e diversos especialistas no assunto para construir o livro-reportagem. Ela espera que o trabalho possa ajudar muita gente a refletir sobre o tema.
Ana Paula considera que o trabalho foi muito difícil, mas resultou em uma análise corajosa sobre o tema. “O assunto é muito dolorido, desconfortável e foi difícil ouvir os depoimentos das vítimas. Muitas desenvolvem depressão, dificuldades de relacionamento. Quando crianças, podem ainda se tornar agressivas. Prestar atenção no comportamento das crianças é uma boa forma de perceber se há algo errado acontecendo”, afirma.
A motivação para escrever sobre o tema surgiu após Ana Paula analisar que estupro e abuso são tópicos que estão sempre presentes na vida de uma mulher, mesmo que ela não tenha sido vítima dessa violência.
Do Metropoles