Nesta 6ª, Juventude realiza live com shows musicais e debate sobre temas sociais

By 16 de julho de 2021Cultura, Especiais, Paraiba

A 3ª edição do Fórum das Juventudes do Mário Andreazza será realizada nesta sexta-feira, a partir das 17h30 direto da Usina Cultural Energisa com transmissão pelas TVs Assembleia (canal 8.2) e Câmara (6.2), além do canal no Web Jovem no YouTube. Quatro artistas paraibanos se unem aos 17 jovens que participam da live para se apresentar: MC Fúria Negra, Beni Enderson, Seu Pereira, MC Gramhma e Nathália Bellar, que faz participação por meio de vídeo.

Junto aos artistas paraibanos a live contará com as apresentações de espetáculos de dança, de teatro, leitura de poesias e textos e espaços de reflexões sobre a vivência juvenil. O fórum está dividido em quatro partes e além das apresentações culturais haverá espaços para as entrevistas, que têm o objetivo de discutir e levar o público a refletir sobre temáticas sobre juventude, feminismo, racismo, segurança pública e identidades LGTBTQIA+.

Jefferson Almeida, um dos integrantes da organização do Fórum Comunitário das Juventudes do Mário Andreazza, destacou que a ideia do fórum é discutir temas e apresentar as manifestações dos jovens sobre os assuntos pertinentes à vivência dele por meio das artes. “A gente se reuniu e resgatou as ideias da edição anterior para poder construir essa edição, a programação e a estrutura. Os temas que escolhemos são todos sobre causas sociais e de temas atuais porque a gente queria discutir também assuntos da atualidade. Fica tudo legal e a gente consegue ter resultados muito satisfatórios. Como jovem eu aprendo muito e isso é aproveitado no meu dia a dia, em casa com a família em casa ou com os amigos”, reforçou.

Nathália Bellar – A cantora e compositora Nathália Bellar é uma das atrações da programação cultural do Fórum. Ela participa com a canção ‘Furtacor’, gravada no 1º disco de carreira intitulado ‘Catavento’, lançado em 2020. A música é uma composição do paraibano Wister e foi gravada juntamente com o cantor e compositor Chico César. Nathália destaca que levar essa canção para o fórum é extremamente importante e significativa pela mensagem que ela passa. “É uma canção que fala sobre tolerância e respeito. A gente está aí com essa temática do fim da violência, de todos os tipos de violência e é muito gratificante contribuir trazendo uma canção que tem um refrão tão forte que é ‘pedir respeito não provoca dor’. É tudo que a gente quer e eu estou muito feliz de participar porque precisamos deixar para as novas gerações essa mensagem de que uma sociedade não sobrevive sem arte, cultura, saúde e justiça social”, disse.

Beni Enderson – a música faz parte da vida do artista nascido em Bayeux desde as primeiras incursões pela percussão ainda em grupo de igreja. Entre a infância e a adolescência ele aprendeu sozinho a tocar violão e teclado, e aos 15 anos já tocava na noite. Graduando de licenciatura em Música com foco no acordeon, Beni Enderson traz na bagagem a experiência de integrar a Orquestra Sanfônica Balaio do Nordeste, já ter rodado o país em turnê e apresentações internacionais no Peru e França. Como músico, já acompanhou Elba Ramalho, Silvério Pessoa, Genival Lacerda e Santana, o cantador. O repertório que será apresentado na live é composto por canções de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Pinto do Acordeon e Genival Lacerda.

MC Gramhma – O rap de MC Gramhma vai das igrejas aos presídios, como ele costuma dizer. O músico compôs a primeira letra de rap aos 8 anos com os improvisos e o que ele chama de “rabiscos”. A música de Gramhma traz mensagens de amor e esperança, sem deixar de abordar temas mais espinhosos para quem vive em comunidades com vulnerabilidade social.

“A música que eu faço tem uma questão da mensagem intrínseca do meu coração com as minhas vivências e o que absorvo das pessoas, da quebrada, da minha comunidade. É a mensagem daquilo que sou e represento enquanto indivíduo. A minha expectativa é muito boa em participar do fórum, que é formada por pessoas incríveis. Imagina você cantar ao lado de pessoas e artistas tão incríveis!?”, frisou.

MC Fúria Negra – Cantor, rapper, compositor e estudante de serviço social, MC Fúria Negra encontra no rap a manifestação para suas inquietações também como jovem. Além da parceria com Bixarte, MC Fúria traz na bagagem letras contundentes, seja ao abordar as alegrias quanto os problemas vividos nas periferias. “Minha inspiração vem das travestis, bichas, gordas periféricas. Vem de uma realidade dura e também de muita celebração. A gente transforma o luto em luta, a dor em festa, o pranto em socorro. Com a música coloco para fora as aflições, mas também as alegrias e celebrações. Adoro cantar para juventude. Entendo nossas demandas e nossas dores, também gosto de celebrar a vida e cantar num momento tão delicado em que a juventude não é levada a sério é importante”, frisou.

Seu Pereira – A banda surgiu em 2009 e traz entre as influências a Jovem Guarda, Reginaldo Rossi e a sonoridade de Raul Seixas. O grupo mantém um trabalho autoral e a música ‘Eu não sou boa influência pra você’ é uma referência no cenário local. O grupo é marcado pelo hibridismo musical e a o olhar aguçado para as crônicas cotidianas.

Entrevistas – Os momentos de entrevistas chamados de Papo de Jovem serão conduzidos pelos jovens. De forma presencial ou online, eles vão entrevistar a secretária executiva de Juventude da Paraíba, Rafaela Camaraense; o deputado estadual e presidente da Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança da Assembleia Legislativa (ALPB), Hervázio Bezerra; a assistente social e participante da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, Marly Soares; a presidente da Associação das Trans Feministas da Paraíba, Andreina Vilarin; e a deputada estadual e presidenta da Comissão da Mulher da ALPB, Estela Bezerra.

O Fórum Comunitário das Juventudes do Mário Andreazza é uma realização do Fórum de Juventudes e do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) com o apoio da Cáritas Alemã e da Misean Cara – Missions Support From Ireland, Usina Cultural Energisa, Mills, Brisanet, TV Assembleia, TV Câmara, 4ª Cia Independente de Polícia Militar atrás do Núcleo de Polícia Solidária (UPS) e o projeto ‘De mãos dadas com a comunidade’.

 

da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: