Sedh realiza capacitação para coordenadores e supervisores do Programa Criança Feliz

By 9 de março de 2022Paraiba

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Gerência Executiva e Proteção Social Básica, está realizando até sexta-feira (11) a Capacitação na Metodologia “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC)”, destinado a coordenadores e supervisores do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas)/Criança Feliz.

O Programa tem uma estratégia intersetorial de intervenção no contexto familiar e social, com vistas ao atendimento integral das necessidades de cuidado de crianças na primeira infância, preparação para a parentalidade responsiva, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da integração das redes setoriais de proteção no território, atuando na prevenção de situações de negligência e vulnerabilidade sociais.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, na ocasião externou satisfação pela retomada das capacitações presenciais. “Nada substitui o contato do olho no olho, esse momento é de grande importância para o melhoramento do trabalho desenvolvido para a Primeira Infância nos municípios paraibanos e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, através da Coordenação Estadual do Programa Criança Feliz, cumpre o seu papel de oportunizar essa troca de experiências e aprendizados junto aos supervisores e coordenadores, presentes a essa capacitação”, comentou.

A gerente executiva e Proteção Social Básica, Gilmara Andréa de Oliveira, lembra que esse evento se torna importante por tratar-se da retomada dos eventos presenciais da Diretoria do Sistema Único de Assistência Socia (DSuas), tendo em vista que essa será a primeira capacitação presencial do Programa Criança Feliz. “O grande objetivo é a ministração da capacitação dos “Cuidados para o Desenvolvimento das Crianças – CDC”, dos novos coordenadores e supervisores, alguns já participaram de capacitações EAD ofertadas pelo Ministério da Cidadania, porém presencial, essa é a primeira”.

De acordo com a gerente, “a metodologia do programa será o ponto alto dessa capacitação, quando os participantes terão a oportunidade de aprender conteúdos, e compreender melhor o desenvolvimento dessa metodologia que será aplicada nas atividades realizadas nas visitas domiciliares nos municípios, dessa forma cumprimos o papel da Coordenação Estadual do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, que é a oferta das capacitações tanto da metodologia como o Guia da Visita Domiciliar”, finalizou.

Railça de Lima Cordeiro Patrício, supervisora do programa na cidade de Cubati, Região do Curimataú, que por 15 meses desempenhou a função de visitadora, fala de suas expectativas para essa capacitação. “Para nós supervisores, sobretudo os novatos, é de extrema importância para esclarecer o que está posto na legislação, tirar dúvidas, ouvir e discutir outras opiniões, trocar experiências. O suporte dado pelos multiplicadores na capacitação é um momento de aprofundar esses conhecimentos, trocar saber humano com os coordenadores, tudo isso é muito importante”, declarou Railça Cordeiro.

Para o supervisor do Programa Criança Feliz, no município de São José dos Ramos, José Wêmenson Alves de Mélo, a capacitação é de grande importância para os supervisores do Programa Criança Feliz. “É um momento de grande aprendizado, trocas de experiências e de discussões sobre o programa. A temática da capacitação, contribui no aprimorado e trazendo a teoria para a prática, com o intuito de melhorar as equipes e suas práticas nas visitas domiciliares com as famílias e os usuários beneficiários”, afirmou.

Essa capacitação é exclusiva para supervisores e coordenadores. Está prevista a realização de capacitação para secretários, voltada à própria gestão do programa. Esse momento é especifico para aqueles que operam o serviço, o programa, e terão a responsabilidade de receber e multiplicar com suas equipes municipais. Existe hoje no Programa 196 municípios cadastrados, destes 76 já tiveram seus técnicos capacitados, como ocorreram mudanças de supervisores e coordenadores em 120 municípios; 60 estão sendo capacitados nesta semana; e dos outros 60 municípios, na última semana desse mês.

 

Secom/PB

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: