Cuidado e precaução! Mulheres apelam para ficha criminal de homens antes de iniciarem relacionamentos

Johannes Dudeck, preso por feminicídio, já respondia processos por violência doméstica

Já falamos aqui algumas vezes que os homens não trazem consigo um “certificado de qualidade”. Não dá pra saber, de cara, se aquele pretendente é abusivo ou violento. Mas dá pra prestar atenção em alguns detalhes do comportamento cotidiano e como ele se relaciona com outras pessoas, especialmente mulheres. Namorados abusivos e violentos costumam repetir o comportamento. E não, amiga, não caia no conto do “Você é diferente”. Se você conheceu um cara que tem esse histórico, fuja!

E além disso, ainda podemos apelar para a ficha criminal. Exagero? O caso de Johannes Dudeck, que foi preso na noite de sábado (12) acusado de assassinar a namorada, aqui em João Pessoa, prova que não. Johannes já respondia a mais de 20 processos, e pelo menos três deles, por violência doméstica. (leia mais sobre o caso no final desta matéria).

O que para uns pode soar com curiosidade excessiva; para nós mulheres, trata-se de cuidado. É o caso da psicóloga Clislaine Oliveira, de 27 anos, que começou a pesquisar sobre o histórico das pessoas que se envolvia ao se relacionar com um homem que tinha comportamentos que a deixavam insegura.

“Era muita possessividade para o início de um relacionamento. Quando fui ver os antecedentes criminais do rapaz, tinha uma medida protetiva contra ele, que foi requerida por uma ex-namorada. Foi aí que eu cortei o vínculo e não quis me envolver para me proteger. Desde então, sempre procuro saber quem é a pessoa antes de me relacionar e oriento as minhas amigas a fazerem o mesmo”.

Quem também é adepta dessa pesquisa sobre os antecedentes é a professora Daniela Souza, de 43 anos. Segundo ela, além de procurar informações pelas redes sociais, também pergunta aos amigos e pessoas próximas a fim de conhecer mais quem está ao seu lado.

“Quando a gente conhece alguém, não está estampado na cara da pessoa quem ela é. Por isso, é preciso ser racional e analisar bem, principalmente no início, quando tudo são flores. Eu procuro saber de familiares e amigos, de forma a não constranger ninguém, como é o tratamento do rapaz com os demais, além de verificar se tem passagens pela polícia ou algum processo na justiça. A gente também procura saber quem são nossos amigos, não é? Por que não com um namorado?”, pondera Daniela.

Além de ter como objetivo proteger a si mesmo, as mulheres buscam a proteção dos seus filhos e das pessoas que moram na mesma residência. É o caso da secretária Grazielle Pereira Gonçalves, de 33 anos, que é mãe de três filhos, frutos do seu primeiro casamento. Divorciada há quatro anos, ela não leva ninguém em sua casa sem ter informações sobre a índole da pessoa.

“Fui criada por padrastos e vi diversas tentativas de agressão contra a minha a mãe e também sofri tentativas de abusos. Não quero que meus filhos passem por isso. Por isso, investigo a vida do homem que me interesso antes de me envolver. Peço ajuda das minhas amigas, procuro saber como é a relação com a família, como foi o término de relacionamentos anteriores, se tem boa índole. Sei que, apesar de tudo isso, a gente pode se enganar, mas fica mais difícil disso acontecer”, comenta.

“Quando o assunto é um novo relacionamento, é preciso pesquisar quem é a outra pessoa para não se envolver com alguém que apresenta um perfil violento”. Essa é a orientação da coordenadora de enfrentamento à violência doméstica e familiar do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, juíza Hermínia Azoury.

“Na maioria das vezes, o agressor não se apresenta à mulher com um perfil violento. É preciso, sim, ter essa perspicácia de buscar informações sobre a pessoa que está se envolvendo, além de não admitir oscilações bruscas de humor, como raiva excessiva em um momento e um conquistador apaixonado no outro”, salienta.

Para a juíza, pesquisar os antecedentes criminais é uma forma de buscar informações verdadeiras que encorajam a mulher a sair de um relacionamento fadado ao fracasso. “É um risco muito grande se envolver com alguém que tem uma denúncia de agressão contra si. No início, tudo é muito bom, mas relacionamentos abusivos sempre terminam com algum tipo de violência, seja física, verbal ou psicológica”, detalha.

Para buscar informações de antecedentes criminais, Azoury orienta, no entanto, que é preciso ter, além do nome completo da pessoa, um documento. “No Brasil, existem muitos homônimos, que se diferem com as informações sobre a filiação da pessoa, que é o nome do pai e o nome da mãe”, explica.

COMO CONSULTAR

Tendo um documento, é preciso acessar o site da Polícia Civil, clicar em “atestado de antecedentes criminais” e preencher um formulário com os dados pessoais da pessoa consultada.

Já no site do Tribunal de Justiça, é possível checar se a pessoa responde a um processo criminal buscando pelo nome. As informações serão ocultadas se o processo estiver em segredo de Justiça.  Para mais informações, basta entrar no site e clicar em “consulta processual”.

Mas, atenção, como existem muitos homônimos (pessoas como o mesmo nome), é preciso ter mais informações para conseguir realizar uma busca de maneira correta.

da redação, com informações do Jornal Gazeta

 

Leia mais

 

Feminicídio em João Pessoa era tragédia anunciada; acusado do crime já respondia processos por violência doméstica

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: