Nordeste lidera número de mulheres à frente da Polícia Federal

Ao todo, 9 mulheres assumem as superintendências estaduais. Maioria delas está no Nordeste

Christiane Corrêa Machado, primeira mulher a assumir o cargo de superintendente da Polícia Federal na Paraíba

O governo federal vem dando passos significativos quando se fala em protagonismo feminino nos espaços de liderança no Brasil. O ano de 2023 começou com a nomeação de 11 ministras, o reposicionamento da figura de uma primeira-dama e, agora, observamos mulheres ocupando as superintendências da Polícia Federal nos estados. Até esta data, o Governo nomeou 9 mulheres para os cargos, sendo 4 delas em estados do Nordeste.

 Com as nomeações, todas as regiões contam com ao menos um estado onde a Polícia Federal estará sob o comando de uma mulher. Na Paraíba, a delegada Christiane Corrêa Machado será a primeira mulher a ocupar o cargo.

 As nomeações fazem parte de uma estratégia do governo, como explica o Diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues: “as nomeações marcam o início de novos tempos que demandam novas formas de gestão, com foco no senso de pertencimento dos servidores, na governança e na transformação organizacional”.

 Os superintendentes são responsáveis pelo planejamento, direção, coordenação, controle e execução das atividades institucionais e operacionais nos estados. É um cargo que exige experiência e não faz distinção de gênero. Porém, é notório que estes foram cargos historicamente assumidos por homens.  

 Ainda há um longo caminho a ser percorrido. Das 27 superintendências estaduais e distrital, apenas 9 são comandadas por mulheres, o que representa 33%.

  

Região Nordeste

Alagoas –Luciana Paiva Barbosa

Paraíba – Christiane Corrêa Machado

Rio Grande do Norte –Larissa Freitas Carlos Perdigão

Sergipe – Aline Marchesini Pinto

 

Região Norte

Rondônia – Larissa Magalhães Nascimento

 

 Região Centro-Oeste

Goiás – Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente

Mato Grosso – Ligia Neves Aziz Lucindo;

 

 Região Sudeste

Minas Gerais – Tatiana Alves Torres

 

 Região Sul

Santa Catarina – Aletea Vega Marona Kunde

 

Márcia Marques

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: