Bixarte lança o álbum “TRAVIARCADO”, e exalta multipluralidade trans e travesti

Álbum será lançado nas plataformas digitais nesta quinta (30), e terá show de lançamento no Sesc Pompeia dia 31 de março, Dia Internacional da Visibilidade Trans

A cantora e compositora paraibana Bixarte lança na quinta-feira (30), o “TRAVIARCADO” seu primeiro álbum de estúdio patrocinado pela Natura Musical. Apesar da forte presença do rap em faixas de parceria com Bia Ferreira e Drik Barbosa, o álbum apresenta uma nova versão da artista que aposta em ritmos latinos, etnopop, trap, batidas do Kettu e influências de R & B.

Com participações marcantes de artistas transgênero na produção das novas faixas, o disco traz à tona a necessidade básica das pessoas enxergarem as travestis e pessoas trans como seres humanos. “Eu espero com esse disco, que as crianças, a população LGBTQIA+, as mulheres pretas e as travestis consigam entender que há outro caminho a não ser o da morte, e quando eu falo em morte, eu estou falando sobre a morte dos nossos sonhos e desejos também. Esse disco traz um fôlego de vida para sonhar. Isso significa também que eu estou viva”, explica Bixarte.

Totalizando nove faixas, o álbum reforça a influência dos terreiros de Kettu com menção aos orixás de esquerda, o que vai de encontro à exaltação do prazer feminino (cisgênero, transgênero ou travesti) em ser livre em suas escolhas. Já a música “Pitbull sem Coleira”, feat. com Urias, flerta com o pop e techno, e marca uma mensagem sobre inquietação e fúria. E a música “Carta de Advertência”, faixa produzida em parceria com Winnit e Julian, contesta o silenciamento recorrente de homens trans. É a parte do TRAVIARCADO que faz entender a transvestilidade como multiplural. Winnit é um dos maiores MCs de rap no Brasil e Julian destaque como nomes da música underground da Paraíba.

TRAVIARCADO foi selecionado por Natura Musical, no Edital 2021, ao lado de nomes como Brisa Flow, Stefanie, Canto Sagrados Kariri-Xocó, Festival Latinidades, Circuito Manacaos, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

Este ano ainda marca a carreira de Bixarte como atriz. Em abril, a artista estreia na série Cine Holliúdy, da TV Globo, ao lado de elenco com nomes como Luisa Arraes, Heloísa Périssé e Letícia Collin. A nova série está prevista para estrear no dia 27 de abril, após a novela das 9h, “Travessia”.

 

com informações da assessoria

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: