Mostra Movimento Armorial 50 abre novo ciclo de eventos, no Teatro Municipal Severino Cabral, com Encontros Petrobras de Música Armorial

By 20 de julho de 2023Cultura, Especiais, Paraiba

O público poderá participar, gratuitamente, de 02 a 06 de agosto, de uma grande celebração, em Campina Grande, em homenagem ao Movimento criado por Ariano Suassuna, em 1970, e às seis décadas de inauguração do Teatro Severino Cabral

Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, abre o ciclo de eventos na companhia da cantora Isaar França, com uma emocionante homenagem ao pai

A Mostra Movimento Armorial 50 anos – que desembarcou em maio na Paraíba com uma grande exposição no Museu dos Três Pandeiros (MAPP) – vai estrear um novo e movimentado ciclo de atrações. No período de 02 a 06 de agosto, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, entram em cena, pela primeira vez no Nordeste, os Encontros Petrobras de Música Armorial. Os ingressos são totalmente gratuitos, com reservas na plataforma Sympla. A promoção e o patrocínio são da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura.

A idealizadora, produtora e coordenadora da Mostra, Regina Rosa de Godoy explica que a proposta é fazer uma grande celebração em homenagem ao Movimento criado por Ariano Suassuna em 1970, no Recife, e aos 60 anos de inauguração do Teatro.

Se você já se encantou, portanto, com a exposição Armorial 50, que é a primeira etapa da Mostra, em exibição no Museu de Arte Popular da Paraíba até 20 de agosto, prepare-se para muito mais emoção. A estreia dos Encontros Petrobras de Música Armorial, na quarta-feira (02), será especialíssima.

De Pernambuco, chega a “Aula Espetaculosa – do Mendigo ao Pintor”, comandada pelo artista plástico Manuel Dantas Suassuna, em homenagem ao pai dele, o paraibano e grande mestre Ariano Suassuna.

Manuel Dantas – que divide com o professor Carlos Newton Júnior a consultoria da exposição Armorial 50 – terá a companhia da cantora pernambucana, Isaar França. Ela foi parceira de Ariano em muitas das famosas e divertidas aulas-espetáculo que ele ministrava em todo o país. Também confirmada a presença da musicista Lais de Assis. O espetáculo conduz a plateia por uma imersão nas influências armoriais que Dantas recebeu desde a infância e nas memórias musicais que fazem parte de sua formação artística. Uma oportunidade única para quem quiser prestigiar um encontro lítero-musical permeado de interessantes histórias e, especialmente, de muita afetividade. O espetáculo contará com tradutor de Libras.

Na segunda noite, na quinta-feira (03), a cantora Letícia Torança, acompanhada do Grupo Aralume, apresenta o espetáculo cênico “A Mãe Essência”, com repertório inspirado na música e na estética armorial criada pelo maestro, violonista e compositor Antonio Madureira, um dos nomes mais importantes e emblemáticos da música armorial.

O espetáculo une música instrumental, canto da poesia e imagens de um “Ser tão Brasil”. Letícia dividirá o palco com Francisco Andrade (no violão e na viola brasileira), Renan Rezende (flauta transversal) e Ícaro Fernandes (violoncelo). Para abrilhantar ainda mais a apresentação, está confirmada a participação do percussionista Tarcísio Almeida.

Já na sexta-feira, dia 04, o palco será tomado pelas cores, ritmos, batuques e tradições do maracatu, do coco e do cavalo marinho, manifestações culturais com raízes fincadas no Nordeste brasileiro e que inspiraram, há mais de cinco décadas, o surgimento do Movimento Armorial. A noite será comandada por artistas de Campina Grande. O Grupo Batuque Nagô convida, nesse dia, a Companhia de Projeções Folclóricas Raízes e o Grupo de Cultura Popular Ariús para um espetáculo rico e diverso em cultura popular.

A música instrumental da violinista paulistana Ana de Oliveira e do compositor e multi-instrumentista pernambucano Sérgio Raz assume o palco no sábado 05, trazendo um espetáculo que foi idealizado pelo Duo especialmente para unir o violino contemporâneo de Ana às múltiplas sonoridades de Sérgio, que é compositor, violonista, violinista e guitarrista.

Sérgio tem uma forte ligação com o Armorial e com Ariano. Entre 2008 e 2014, por exemplo, participou como violinista do grupo que acompanhava o mestre em suas aulas-espetáculo. Neste mesmo período, foi violinista do Quarteto Romançal, grupo liderado por Antonio Madureira.

O Quinteto da Paraíba, apontado como um dos mais representativos grupos de câmara do Brasil, fecha a programação em grande estilo, no domingo, dia 06 de agosto. Transitando com maestria entra a música de concerto e a música popular, o Quinteto conquistou méritos da crítica especializada e o reconhecimento pelo importante papel de resgate da música que carrega a essência do Movimento Armorial. Ele foi criado há mais de três décadas no Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes, da Universidade Federal da Paraíba. O Quinteto é integrado por Ronedilk Dantas (1º violino); Anderson Carvalho (2º violino), Ulisses Silva (viola); Nilson Galvão (violoncelo) e Xisto Medeiros (voz e contrabaixo).

A produtora Regina Godoy explica que toda essa programação foi pensada como uma espécie de pot-pourri do que foi apresentado nas outras edições da Mostra, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília e contempla, em várias nuances, todo o rico universo da Música Armorial.

“Eu tive a oportunidade de resgatar uma entrevista de Ariano, que ele conta que pediu a Antonio Madureira que esses sons e ritmos da cultura nordestina estivessem na música Armorial. A gente vê o resultado desse pedido concretizado e ampliado nesses espetáculos, sobretudo nas apresentações de Letícia Torança, no espetáculo do Duo de Música (Ana Oliveira e Sérgio Raz) e do Quinteto da Paraíba, mas, todos, sem exceção, transitam pela essência do que Ariano e Madureira produziram há mais de cinco décadas e que segue encantando e influenciando tantos artistas”, destaca Godoy.

Regina ressalta, ainda, que a apresentação de Dantas Suassuna e Isaar traz para o público a memória afetiva, regate dos momentos de criação do Armorial e músicas que fizeram parte da vida de Ariano antes mesmo do surgimento do Movimento. Já o maracatu, o coco e o cavalo marinho revelam as mais puras raízes da música armorial.

 MAIS NOVIDADES

E a programação especial da Mostra Armorial 50 não fica por aí. No período de 09 a 13 de agosto, serão realizados os Diálogos Petrobras Sobre Arte Armorial, com muitos convidados representativos e curadoria de Carlos Newton Júnior, um dos maiores especialistas na vida e na obra de Ariano Suassuna. O evento vai acontecer no miniteatro Paulo Pontes, um anexo do Teatro Severino Cabral. Mais uma oportunidade de revisitar o mundo encantado de Ariano e do Movimento Armorial.

A exposição Armorial 50 – com 140 lindas obras e curadoria da paulistana Denise Mattar – segue no Museu dos Três Pandeiros. O acesso também é gratuito.  Se ainda não foi visitar, não perca essa oportunidade única. Depois da Paraíba, a Mostra Armorial 50 segue viagem rumo ao Recife.

 SERVIÇO

ENCONTROS PETROBRAS DE MÚSICA ARMORIAL

Quando: de 02 a 06 de agosto

Onde: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 19h

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: