Mentor da ‘Barbárie de Queimadas’ é preso no Rio de Janeiro; Eduardo dos Santos Pereira estava foragido desde novembro de 2020

By 19 de março de 2024Brasil, Justiça, Machismo mata, Paraiba

Três anos e quatro meses depois de fugir pela porta lateral do presídio de segurança máxima da Paraíba, o mentor da ‘Barbárie de Queimadas’, foi preso na manhã desta terça-feira (19).Eduardo dos Santos Pereira estava sozinho na casa em que morava em Rio das Ostras, município do Rio de Janeiro.

Ele vinha usando um documento falso, em nome de um homem de 62 anos, e durante boa parte do período em que ele permaneceu foragido contou com a ajuda operacional e financeira de familiares e de um grupo criminoso. Foi depois que a ajuda desse grupo criminoso findou, que a Polícia Civil da Paraíba teve mais facilidade em mapear o paradeiro do fugitivo.

Leia mais: A fuga

As informações foram repassadas em uma entrevista coletiva que foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, que contou com a presença de diferentes autoridades das forças de segurança da Paraíba. Foi informado também que aquele era o terceiro endereço que Eduardo se fixava no estado fluminense desde que fugiu do presídio de segurança máxima PB1, em João Pessoa.

Delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, André Rabelo destacou que Eduardo fugiu da Paraíba direto para a comunidade da Rocinha, no município do Rio de Janeiro, onde o pai dele mora e tem um bar. E onde ele morava antes de se mudar para Queimadas, no interior da Paraíba.

“Ele tinha uma uma vida pregressa no Rio de Janeiro. Chegou em Queimadas e com ele veio o costume de ter, possuir, fazer o que bem queria com a mulher que quisesse. Depois de cometer o crime e conseguir fugir, voltou para o local onde se sentia protegido”, explicou o delegado-geral.

André Rabelo destaca que, desde a época de Queimadas, Eduardo já apresentava um estilo incompatível com a sua renda declarada. E que essa realidade continuou depois da fuga, já que Eduardo nunca trabalhou em todo esse tempo. O delegado explicou ainda que a ajuda financeira e operacional de um grupo criminoso do Rio de Janeiro só foi suspenso no primeiro semestre de 2023, pouco depois de o programa Linha Direta, da TV Globo, ir ao ar.

Depois que a ajuda do grupo criminoso cessou, apenas seus familiares continuaram a ajudá-lo. E isso teria facilitado o processo de mapear os passos que o criminoso dava e de rastrear o dinheiro que chegava até ele.

Leia mais: “Era apenas um presente para o meu irmão”

Foi mais ou menos nessa época, quando a ajuda do grupo criminoso se findou, que Eduardo dos Santos Pereira deixou a Rocinha e se mudou para o município de Macaé. Em torno de seis meses atrás, nova mudança, dessa vez para Rio das Ostras, onde ele finalmente foi localizado e preso.

“Todos os recursos disponíveis foram usados. Conseguimos prendê-lo sem disparar um tiro, sem arrombar uma porta”, comentou André. “A gente entende que o tempo que uma investigação dura nem sempre é aquele que a sociedade espera, mas não é fácil procurar alguém que se esconde da Justiça em diferentes estados da federação”, completou.

Eduardo dos Santos Pereira irá cumprir o restante da pena na Paraíba e não terá mais direito a trabalhar na cozinha do presídio PB1.

da redação, com informações do PB1

 

 

 

 

 

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: