Acidentes com crianças: quedas representam o maior número de internações entre os 5 e os 14 anos

By 14 de junho de 2022Brasil

imagem ilustrativa

No último sábado (11), a menina Rafaella Lozzardo Silva, de 6 anos, foi deixada sozinha no apartamento do pai e caiu 12º andar. O caso aconteceu em Praia Grande, no litoral de São Paulo, e segue em investigação.

Os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no Brasil. De acordo com os dados mais recentes do Datasus/ONG Criança Segura, 3.318 meninos e meninas morreram em 2019 em decorrência de acidentes.

Os dados apontam que a maior causa de mortes nessa faixa etária é resultado de acidentes de trânsito, 1.010; seguida por afogamentos, 866; sufocamento, 791; e queimaduras, 200.

Os casos de morte por queda, como o de Rafaella, estão em 5º lugar no total de mortes. Em 2019, 153 crianças perderam a vida por quedas.  Mas um dado chama a atenção: apesar de não causarem mortes, as quedas estão no topo das internações hospitalares: 52.613, sendo 73% concentrada na faixa dos 5 aos 14 anos.

A ONG Criança Segura mantém uma plataforma com números, informações e dicas de prevenção para evitar acidentes, tanto em casa, quanto na rua.

Em relação às quedas de grandes alturas, as principais observações devem ser em relação às janelas:

  • Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. Os espaços das redes e grades devem ser de no máximo 6 cm;
  • Mantenha camas, armários e outros móveis longe das janelas, pois eles podem facilitar que crianças os escalem e se debrucem para fora do prédio ou casa.

Você pode conferir todas as orientações nesse link.

 

da redação

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: